segunda-feira, novembro 13, 2006

Aqui também se estuda…

Kista, embora comece com ‘K’ lê-se com ‘X’, Xista. A maior parte dos dias saímos nesta estação em direcção à universidade, IT-universitetet. A universidade consiste numa parceria entre a Stockholm University e o Royal Institute of Technology (KTH). Kista é considerada a Silicon Valley sueca. Como podem constatar o ambiente de estudo é bem distinto do português.

As diferenças não se ficam pelo ambiente. As salas de aulas são bem díspares das lusitanas. Cadeiras almofadadas, algumas delas com microfone, outras com câmaras de filmar, mas como “uma imagem vale mais que mil palavras” não me vou alongar.

A existência de diversas cozinhas, pelo menos uma por piso, presentes na universidade, surpreenderam-nos bastante. Todas elas têm microondas, lava loiças, entre outros utensílios, concluindo, estão bem equipadas. Existem espaços amplos, um pouco por todo lado, com sofás e mesas, destinados, pensamos nós, ao relaxamento e convívio durante os tempos livres entre as aulas. Eu e o Ruka confirmamos que os sofás são confortáveis. Até demais…

Falando das cadeiras, todas elas são dadas em inglês, felizmente! O sueco é só para alguns…

O semestre está dividido em dois períodos, com exames no final de cada um deles. A diversidade de alunos nas turmas é surpreendente, Singapura, China, Japão, Índia, Paquistão, Bangladesh, Brasil, Alemanha, França, Espanha, são alguns dos países representados. Por incrível que pareça suecos não abundam.

No meio de tantas condições e conforto, esperamos um rendimento académico à altura…


9 Comments:

At 2:36 da manhã, Blogger R.P. said...

Espero que não estejas a falar por ti... :P

 
At 3:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Perante este “cenário estudantil Paradisíaco”, como tão bem o descreves, fico na dúvida…

Será que o vosso regresso é mesmo em Janeiro?

Não quererão ficar “só mais um” semestre? Vá lá… a malta aguenta!

 
At 3:26 da manhã, Blogger Luís João said...

Faz-me lembrar uma faculdade à beira rio, semelhante a um harém, onde vem um servo com a sua folha de palmeira, servir os alunos com um refrescante néctar dentro de um belo coco.

Conseguem adivinhar qual é a faculdade? :)

 
At 3:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Prezado amigo risota, não pude desprezar a sua intervençao, e não prescindo igualmente de reparar nas palavras eslcarecedoras embora sucintas que utilizou pra descrever o que penso que se trata! não me diga que esse paraíso de que fala é… é…. o RESORT?!?!?!

Só pode ser, pelo menos a aferir pela curta descrição!! Considero contudo que está incompleta: faltou.lhe aludir, entre outras coisas, ao excepcional acolhimento pela comunidade turistica (a.k.a resto dos alunos), assim como o espetacular serviço de quartos (a.k.a salas de aula) que deixa qualquer um, sequioso de la retornar!

P.s- as mais profundas dslcpas à Rita, mas esta não podia deixar escapar!

 
At 8:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pronto já cá faltava...agr para fugir à resposta das "saudades da neve" mudam de assunto... e pior, para ultrajar uma faculdade (q é na realidade uma escola - ipl) onde os alunos realmentre trabalham e os que vão de erasmus têm q fzer nº igual de créditos fora ou dentro, mesmo que as cadeiras fora não sejam em inglês!!Digam-me lá, qual é o resort? Bem de toda a maneira..para quem não ficar convencido com as minhas simples palavras...já se sabe: " cada um tem o q merece..." Beijinhos,viva o leite de coco!!

 
At 10:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá rapazes!
Quanto à Universidade, realmente não deve ser o que os portugueses estão habituados... mas... decerto que há muitas outras "coisas" para nos orgulharmos e tirarmos prazer delas. Aqui no nosso cantinho, no nosso Portugal!
Quanto aos comentadores... fiquei toda baralhada... mas, está bem, eu já pertenço ao grupo dos cotas :)(não posso saber tudo...)
Beijinhos para todos da Any

 
At 10:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Rui Francisco e colegas.

Gostei de ler a descrição sobre as condições materiais que vocês encontram por aí.
Achei um piadão ao pormenor dos utensílios de cozinha e ao facto de serem de utilização pública e comum.
Quando lemos que em Portugal se gasta muito em educação, bem... é continuar a apostar na ignorâcia :)
Bela experiência, sem dúvida.

Um abraço grande.

 
At 11:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oh Risota, eu ouvi dizer que essa Faculdade à beira rio, ou o Resort, como quiseres chamar, faz umas festas bem bacanas!!festas essas que têm mta coisa para ser contada!! :P nao?! Será mesmo o melhor dessa faculdade..lol

Beijinhos p todos!! :P

Oh Rukinha, já estas mais bem disposto? Lol

 
At 12:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não há dúvida, que esses países investem em infra-estruturas escolares para conforto de professores e alunos. Nós por cá...tudo mal, ou quse tudo, mas enfim, cada "povo tem aquilo que merece", digo eu! Pode ser que daqui a um... século(?!) a coisa esteja melhor!!! Aguardemos! (deixa-me rir... antes que me esqueça.)
Ninja, aqui fica um beijinho para ti e adorei ver as fotos. Envia mais, quando puderes, claro. Não sou só eu a gostar.

 

Enviar um comentário

<< Home