quinta-feira, agosto 10, 2006

O quotidiano na Suécia

Klockan halv åtta vacknar vi (para os menos dotados no domínio da língua sueca: Levantamo-nos às 7h e 30). Comemos e apressamo-nos para o quarto do Henrique (no segundo piso), encontro marcado para as 8h com esperança de ver o Risota já despachado. Fé inútil. Às 8h e 10, esmurramos a porta do quarto dele e às 8h e 20 lá partimos. Após uma viagem de tunnelbana (metro sueco) com mudança de linha em T-Centralen, saímos em Tekniska högskolan mesmo em cima dos 10 minutos de atraso. Controladíssimo.

Curso intensivo de sueco de 2,5 horas diárias com um intervalo de 20 minutos. Aulas multiculturais, panóplia de países: Austrália, Singapura, China, Espanha, Itália, França, Alemanha, etc. Findo o curso, encontramo-nos com o resto do pessoal tuga e ainda com os singapuros para dois dedos de conversa.

Com a barriga já a dar horas, voltamos para casa a magicar no almoço. Carne, carne, carne. Os suecos não comem peixe e o pouco que há à venda é caro. Nem o salmão e o bacalhau escapam. É difícil almoçar a horas decentes. Começar antes das 14h é milagre. De barriga cheia, navegamos um pouco pela net e partimos para uma das actividades preferidas dos espanhóis: siesta.

Para manter a média, dia que se preze tem de contemplar, pelo menos, uma ida às compras. Os sumos são a nossa especialidade, já conseguimos comprar ice-tea e coca por 1 euro. De resto, é tudo estupidamente caro: melão a 2 euros o kg, cerejas a 10 euros o kg, a lista é infindável. O que nos safa é a marca Euroshopper. Boa e barata. A carteira agradece e os pais também.

A próxima actividade é o jantar. Utilizando uma política de rotatividade, os cozinheiros vão variando conforme os seus dotes culinários. Hoje temos coxas de frango com cerveja preta. O Henrique domina.

Novamente com o estômago atestado, enfrentamos o maior desafio diário: trabalhos de casa em sueco. Indigestos. Antes de dormir, ainda há tempo para voltar à net e pôr a conversa em dia com o pessoal em Portugal.

Após outro dia extenuante, pelo menos ao nível do blog, acabo o post com o aroma do jantar a fazer crescer água na boca…


10 Comments:

At 1:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá.

Só um esclarecimento: o Ruka é o Rui Francisco?

Abraço do Paulo Prudêncio.

 
At 3:35 da manhã, Blogger NinjaDasCaldas said...

Viva,

Não, o Ruka é o Rui Pascoal. O Rui Francisco é o NinjaDasCaldas. Infelizmente a minha capacidade de escrita não se compara à do Ruka. :D

Abraços

 
At 11:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Rui Francisco e companhia, é verdade q o Ruka escreve bem, mas os companheiros tb podiam deixar uns textos, não?e que tal, já se fala sueco?
kisses from Portugal (óbidos)

 
At 8:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oi a todos!!!
Ainda bem q está td a correr lindamente e q nós vamos tendo noticias (obrigada Ruka e parabéns pela escrita!!!).
As saudades do meu maninho já vão apertando mas este blog ajuda a lidar com elas (beijos enormes puto!!!!).

Divirtam-se muito e juizo (ou nem tanto...).

 
At 12:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá Malta...Devem estar a perguntar quem é esta???è só a prima "boa" (dito pela Mãe do Rui!!, e o tio ri-se); è a Ana puto(o puto é o ninja das caldas). É só para deixar uma beijoca aos quatro perdidos na Suécia, em especial ao Primo RUI! A tua Mãe e o teu Pai estão aqui comigo e também vos enviam muitos beijos. Portem-se bem, muito juízo (ou não) mas sempre com classe....

 
At 12:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O marido da prima boa do rui está envergonhado...queria escrever uma palavras mas arrependeu-se...bem a tua prima esta para aqui a escrever e nao diz nada..espero que os quatro perdidos na Suecia se estejam a dar bem...Um Abraço a todos Fernando. P.S. O Teu Pai diz para jogarem muito as suécas...

 
At 11:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hejsan pojken!*
"Klockan halv åtta vacknar vi (para os menos dotados no domínio da língua sueca: Levantamo-nos às 7h e 30)." dizias tu que não sabias ponta de sueco... :P Tou pra ver que quando chegar a Leiria já não vou a tempo de te ensinar nada... :P
Beijinhos ***

 
At 11:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá malta!

O Pedrógão está na maior!

Céu azul logo pela manhã, Sol q.b. e sem vento, nada mau. Mas se a tudo isto ainda juntarmos um mar calmo, que permite umas valentes banhocas... é a conjugação, quase, mais que perfeita.

À noite há bandas (ontem actuaram o EZ Special) de música.

Ah! Já me esquecia, aqui come e bebe-se bem e a vida não é tão má
como a pintam.

do Gammal (velho em sueco)

 
At 3:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá rapazes!
Adoro ver as fotos e sobretudo saber mais de todos vós... não importa quem escreve melhor... importa dizer-se o que se sente... não se esqueçam que (mãe sofre)e é uma maneira de estarmos juntos. Vocês é que estão a viver a aventura e nós queremos partilhá-la um pouco...
Beijinhos

 
At 11:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ó pá numa das fotos está uma colega v/ oriental, talvez chinesa. Esta gente tal como nós não passa sem o "fish". Perguntem-lhe e ela vai-lhes desenrasca uma boa info onde comprar peixe bom e barato.

Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home