segunda-feira, agosto 28, 2006

Visita por Estocolmo!

Aproveitando a visita do nosso amigo César e como o tempo aparentava uma estabilidade fora do comum, decidimos ir passear pelo centro de Estocolmo! Excepção feita ao Henrique que teve de se ausentar devido a compromissos familiares e ao Risota que ficou a estudar para o exame de sueco.

A aventura começou em T-Centralen. Deambulando pelas ruas Drottninggatan, Kungsgatan, Hamngatan entre outras, lá fomos descobrindo o centro de Estocolmo. Como se pode constatar o dia se calhar não foi o mais indicado, já que espaço havia pouco.

Em Hötorget esperávamos encontrar um mercado com uma variedade infindável de produtos frescos à venda, pura ilusão. Mercado até havia agora produtos frescos não. Logo ao lado situa-se o salão de concertos, Konserthuset. “Versão nórdica de um templo grego, é uma obra-prima do arquitecto Ivar Tengbom e um magnífico exemplo do estilo neoclássico da década de 20.” Já sofreu dois restauros, o primeiro em 1911 e o segundo em 1993-6, ambos realizados por membros da família Tengbom. No exterior encontra-se a escultura Orfeu, da autoria de Carl Milles. Actualmente é a sede da Orquestra Filarmónica da Suécia e é o local das nomeações do Prémio Nobel.

Seguimos em direcção a Sergels Torg, onde se localiza o obelisco de vidro e o Kulturhuset. Sergerls Torg é uma praça com dois níveis, o inferior para os peões e o superior para o tráfego. No centro da praça localiza-se o obelisco de vidro, erguido em 1972, da autoria do escultor Edvin Öhrström. Durante a noite o obelisco é iluminado. Foi nesta praça que há uns dias atrás tivemos o nosso encontro imediato que o Ruka relatou no post anterior. O kulturhuset embora ficasse no caminho não teve a oportunidade de conhecer os três aventureiros.

Sem perder tempo caminhámos para Riksdagshuset, edifício do parlamento, inaugurado em 1905. É constituído por dois edifícios, um antigo e um mais recente. Estão ligados por passagens subterrâneas fazendo um total de 130 000 m2. Existe uma galeria com uma vista impressionante, mas por infortúnio não visitámos.

Em passo acelerado fomos visitar o Palácio Real, Kungliga Slottet. Como costumamos chegar sempre a tempo, resolvemos não abrir uma excepção e, claro está, quando íamos para visitar o palácio por dentro já os simpáticos funcionários se preparavam para encerrar os aposentos reais. Pouca sorte. Sem que a nossa moral ficasse afectada continuamos a nossa visita pelos arredores do palácio.

A fachada sul do palácio fica voltada para a praça que contém o obelisco de Louis Jean Desprez, erguido em 1799, com o intuito de agradecer aos cidadãos o apoio à guerra de Gustav III contra a Rússia, entre 1788-90. No pátio exterior encontram-se vários canhões, é neste mesmo local que ocorre o render da guarda ao meio-dia.

Insaciáveis, dirigimo-nos para Kungsträdgården, considerado o ponto de encontro e centro recreativo mais popular da cidade. Nas imediações do jardim encontra-se a estatua de Karl XII, da autoria de Molin, construída em 1868. Também nas proximidades do jardim se encontra um dos cafés mais conhecidos de Estocolmo, Café Opera.

Por fim, completamente estafados, decidimos voltar a casa.


9 Comments:

At 5:17 da tarde, Blogger Pedro Francisco said...

Muito bem, Rui(puto), grande descrição do passeio e com dados históricos e tudo, quando for aí, espero poder passar por esses sitios todos. Espero que não tenhas ficado triste por termos tido ontem uma grande festa sem ti, mas teve de ser, o porco no espeto estava divinal e a canjinha da mamã também, só para não falar nos bolos...e como "ouviste", porque nós, vimos-te, o pessoal estava lá todo e todos foram dar-te uma palavrinha de força no skype. Agora que as coisas vão apertar tens de ter força, vou ver se compro(pode ser que seja hoje) uma webcam para veres e ouvires-me. Vá lá continua a escrever e a colocar fotos, acreditando que agora o blog vai diminuir a actividade, da vosa parte.

 
At 8:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bonito "filme" e grandes conhecimentos da história local. O Ninja esmerou-se!... Mostra ter a lição bem estudada...
Ainda não foi desta que os produtos frescos apareceram, é pena... Vão tentando, quem sabe se um destes dias os não descobrem algures por aí...
Arriscava-me a dar-vos um "conselho",se é que me entendem... não seria mais proveitoso chegar ao destino mais cedo e não à hora do encerramento?...
Continuem a dar notícias e a surpreender-nos!
Beijos
Co

 
At 9:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Ninja E Cª!
Palavras para quê?!
Parabéns pela excursão e pela lição bem estudada.Por acaso não andaram com um(a) guia turístico?
...A boa vida também cansa...
Beijocas para todos da Any
E já agora, BOA SORTE para o teu exame, Luis(Parabéns pela perseverança!)

 
At 9:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"São as vivências que transformam vidas simples em vidas boas."

* * * * *

Adorei falar com voces hj, realmente conseguem por sorrisos no pessoal, soltar gargalhadas, por cusquice em dia!! *

que falta que voces fazem..que saudades que tenho! *

Aproveitem bem isso!! =) Beijinho grande p vcs!!

 
At 11:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Ninja e restante pessoal
Adorei a tua descrição do vosso passeio e as respectivas fotos. Eu gosto de conhecer novos países, novas culturas... não é que conheça muitos, nada disso, mas bem gostaria. Ai se eu fosse uma herdeira Onassis, outro galo me cantaria!! Correria este mundo... e o outro. Quer dizer... o outro pode ficar para daqui a uns 30 anos, no minímo! Pois que já passaram junto ao Palácio Real, vamos lá a pedir uma audiência a Sua alteza Real para conhecerem a Vitória e a Madalena. Não me digam que vêm embora sem as conhecer?
Um beijão da avó Tina
Ruka, adorei ver-te ontem.

 
At 11:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

As minhas previsões, de que o Ninja só daria notícias lá para Setembro, falharam redondamente. Ainda bem, não concordam? Aos poucos, “este artista” das Caldas, vai-nos presenteando com a sua arte e Estocolmo parece estar, cada vez, mais perto. Será que está?

 
At 12:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá Rui Francisco e colegas.

Obrigado pela visita guiada. Belas fotos acompanhadas de um texto muito descritivo. É também e assim que se vai conhecendo a história das cidades.
Vê-se que está a ser uma bela estadia.

Um grande abraço.

Ps. A Céu e a Filipa estão sempre incluídas nos meus cumprimentos.

 
At 12:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá padrinho (Rui),a minha mãe tem acompanhado a tua estadia e conta-me tudo, sentimos todos a tua falta no domingo, mas o k interessa é que estás no nosso pensamento,adoramos ver as tuas fotos e ler tudo o k escreves, gosto muito de ti
beijinhos
Pedro Bernardo

 
At 4:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Há séculos q n vos visitavam virtualmente...
Ora pois, aqui volto eu e assim fico com a certeza q têm sido dias em cheio, mto carpe diem à mistura e até visitas portuguesas!! Que sorte!! Gostei mt de ler o teu texto.
beijinhos aos r's ***

 

Enviar um comentário

<< Home